90% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. São 65,6 milhões de lares conectados. Você sabe o que isso significa? Um mercado favorável para provedores de internet. Contudo, para o ISP não parar de ter bons resultados, ele precisa evitar certos comportamentos.
Para alcançar resultados melhores do que a concorrência, é preciso ter boas estratégias. Então, separamos alguns tópicos para o provedor ficar de olho, como investimento em infraestrutura, melhora do suporte ao cliente, planos flexíveis e observação de tendências. Vamos descobrir mais sobre esses tópicos!
Deixar de Investir em Infraestrutura no Provedor de Internet
Se o seu provedor de internet não investe em tecnologia e infraestrutura de rede atualizada, pode não conseguir oferecer a velocidade de internet adequada para o seu cliente. Assim, o ISP deve garantir a qualidade da conexão dos usuários com infraestrutura adequada. Ainda que pareça um investimento custoso, é o que pode atrair clientela para a empresa.
Ignorar os Problemas de Suporte aos Clientes
Não prestar atenção nas demandas dos clientes, bem como não fornecer um bom suporte, isso gera insatisfação. Atualmente, não há tantos investimentos em suporte ao cliente no Brasil, uma mudança de estratégia como essa, acaba sendo um diferencial no mercado.
Como questões de conexão de internet podem extrapolar os horários comerciais, oferecer atendimento estendido parece interessante. Tudo isso pode ser feito de forma automatizada, para não sobrecarregar os colaboradores, principalmente quando é verificada a necessidade de ir além do suporte básico.
RBX SerTelecom
A RBXSoft tem a solução para o atendimento ao cliente com essa ferramenta. O contact center 24/7 de telefone, Whatsapp e outras mídias. Ele oferece suporte de nível 1, para chamadas gerais e dúvidas. Caso não seja possível resolver de imediato, o RBX SerTelecom abre chamados de maneira automatizada.
Deixar de oferecer Planos Flexíveis
Sem planos flexíveis, o provedor poderá perder clientes em potencial. Ter outras opções de planos é benéfico, algumas pessoas precisam da internet para trabalho, jogos, downloads, vídeos, ou só o básico. Assim, alguns clientes vão precisar de mais banda do que outros. Então, se o seu cliente tem necessidades diferentes, é preciso de mais planos.
Tudo isso é possível de organizar no RBX ISP. Através do grupo de planos, o provedor consegue organizar planos de campanhas específicas, regiões, entre outros. Além disso, é possível manter os planos, mesmo após a campanha terminar. Dessa forma, o seu provedor consegue organizar os planos e os usuários dele sem abdicar de criar novos planos.
Deixar de observar as tendências
As novidades do mercado são diferenciais. Se o provedor de internet não acompanha as tendências, não oferece serviços adicionais como streaming, segurança, isso pode deixá-los atrás na concorrência.
Entre as tendências que acreditamos serem importantes para a infraestrutura do provedor, está a Redes Neutra. Infraestruturas físicas em que um cabo pode abarcar mais de um provedor. A ideia é diminuir gastos com cabeamento e manutenção para que o ISP possa focar em outras estratégias.
O mercado de internet é competitivo. Além de lidar com a concorrência local, o provedor também precisa lidar com as grandes empresas. Evitar esses erros pode gerar diferencial e resultados para o provedor.
Para mais dicas de gestão para provedores de internet, confira nossas postagens!